LICENCIATURA EM GESTÃO DO PATRIMÓNIO
No ano de 2004/2005, a Licenciatura bi-etápica de Gestão do Património (Plano de Estudos de 2003) foi objecto de processo de Auto-Avaliação. Nesse sentido, ao longo de mais de um ano, um grupo de docentes do Curso, desenvolveu as diligências necessárias, designadamente recolhendo dados junto de antigos alunos – em desempenho profissional no terreno; junto de responsáveis de Instituições empregadoras e de Instituições que têm acolhido os alunos em Estágio. Igualmente, se procedeu à aplicação dos inquéritos exigidos para o bom cumprimento do processo, aplicando-os aos diferentes públicos-alvos: discentes, docentes. A conclusão desse processo foi complementada com a deslocação da Comissão Externa de Avaliação. As análises críticas, as reflexões e as sugestões apresentadas por essa Comissão, mostraram-se dados imprescindíveis para a formatação do Plano de Estudos, susceptível de se pautar pelo constante na Declaração de Bolonha. Os fundamentos para o Registo de Adequação do Curso de GP procuraram: responder às lacunas, reforçar os aspectos positivos e introduzir especificações mais aprofundadas, de modo a consolidar as competências que, se acredita deverem continuar a ser cumpridas para o efectivo desempenho profissional de Gestores do Património a formar.
Sempre se atendeu ao índice de empregabilidade do Curso, tendo em conta a articulação entre o grau de satisfação dos empregadores e as capacidades técnicas e níveis de qualificação dos licenciados em Gestão do Património, demonstradas no seu desempenho profissional, e em alguns casos, nos complementos académicos que muitos optaram por seguir.
Existiu e existirá sempre uma preocupação com a qualidade e experiência profissional do corpo docente, assim como da necessidade de, a par com a importante componente prática e profissionalizante do Curso, incrementar a investigação e formação científica dos docentes, já que os conceitos corporizados na Declaração de Bolonha apontam para essa tendência, algo que terá reflexo na nova estrutura do Curso e na formação a dar aos discentes.
NÚCLEO DE ESTUDOS DE ARTE E DO PATRIMÓNIO
“Núcleo de Estudos de Arte e do Património” - NEAP: foi aprovada a sua constituição pelo Conselho Científico da ESE, enquadrando-se na política de promoção à investigação e à intervenção, prevista nos Estatutos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e com as funções que estão legalmente cometidas a tais núcleos.
Os principais objectivos do NEAP são:
• Desenvolver, na sequência de actividades anteriormente realizadas, as diligências necessárias para a implementação de um futuro Centro de Estudos do Património;
• Estabelecer protocolos com Instituições de acolhimento de Estagiários Optativos e servir de elo de ligação para a promoção de Estágios extra-curriculares em Portugal e noutros países europeus;
• Fomentar actividades de investigação/intervenção em domínios científicos e culturais específicos;
• Promover actividades de extensão cultural na ESE e no exterior;
• Promover contactos internacionais com instituições de ensino superior congéneres, para a concretização de mobilidade de docentes e discentes;
• Propiciar os meios mais adequados para uma actuação concertada com as saídas profissionais dos alunos;
• Promover parcerias com outras áreas da Escola;
• Propagar parcerias com estruturas semelhantes existentes em outras instituições do Ensino Superior portuguesas e estrangeiras;
• Divulgar o curso de Gestão de Património através da promoção e participação de/em encontros de índole científico-cultural;
• Sistematizar em registo audiovisual/publicações as actividades extra-curriculares realizadas pela Área.
Os resultados que se esperam:
• Criação do CEP;
• Concretização de processos de investigação pessoal e de grupo pelos docentes da Área adstrita ao NEAP;
• Promoção de continuidade de formação pós-graduada – Mestrados, Doutoramentos e Pós-Doutoramentos – pelos docentes acima mencionados;
• Publicações científico-culturais relacionadas com o campo de actividades do Núcleo;
• Construção de Webpage para divulgação da produção desenvolvida no âmbito das actividades do Núcleo;
• Organização de um Seminário no âmbito do Património e Educação;
• Organização de Jornadas no âmbito do Património, Gestão e Artes.
O NEAP integra:
• Docentes da Área de Património Artístico e Cultural: uma professora coordenadora; uma docente equiparada a assistente de 2º triénio; um docente equiparado a assistente do 1º triénio; docentes contratados a tempo parcial e à tarefa;
• Docentes de outras Áreas/Departamentos da ESE e de outras Instituições congéneres (colaborações pontuais em consentaneidade com os diferentes projectos em causa) e, muito em particular, a participação de Ex-Alunos e Alunos da Licenciatura de Gestão do Património.
(Maria de Fátima Lambert – Profª Coordenadora)
No ano de 2004/2005, a Licenciatura bi-etápica de Gestão do Património (Plano de Estudos de 2003) foi objecto de processo de Auto-Avaliação. Nesse sentido, ao longo de mais de um ano, um grupo de docentes do Curso, desenvolveu as diligências necessárias, designadamente recolhendo dados junto de antigos alunos – em desempenho profissional no terreno; junto de responsáveis de Instituições empregadoras e de Instituições que têm acolhido os alunos em Estágio. Igualmente, se procedeu à aplicação dos inquéritos exigidos para o bom cumprimento do processo, aplicando-os aos diferentes públicos-alvos: discentes, docentes. A conclusão desse processo foi complementada com a deslocação da Comissão Externa de Avaliação. As análises críticas, as reflexões e as sugestões apresentadas por essa Comissão, mostraram-se dados imprescindíveis para a formatação do Plano de Estudos, susceptível de se pautar pelo constante na Declaração de Bolonha. Os fundamentos para o Registo de Adequação do Curso de GP procuraram: responder às lacunas, reforçar os aspectos positivos e introduzir especificações mais aprofundadas, de modo a consolidar as competências que, se acredita deverem continuar a ser cumpridas para o efectivo desempenho profissional de Gestores do Património a formar.
Sempre se atendeu ao índice de empregabilidade do Curso, tendo em conta a articulação entre o grau de satisfação dos empregadores e as capacidades técnicas e níveis de qualificação dos licenciados em Gestão do Património, demonstradas no seu desempenho profissional, e em alguns casos, nos complementos académicos que muitos optaram por seguir.
Existiu e existirá sempre uma preocupação com a qualidade e experiência profissional do corpo docente, assim como da necessidade de, a par com a importante componente prática e profissionalizante do Curso, incrementar a investigação e formação científica dos docentes, já que os conceitos corporizados na Declaração de Bolonha apontam para essa tendência, algo que terá reflexo na nova estrutura do Curso e na formação a dar aos discentes.
NÚCLEO DE ESTUDOS DE ARTE E DO PATRIMÓNIO
“Núcleo de Estudos de Arte e do Património” - NEAP: foi aprovada a sua constituição pelo Conselho Científico da ESE, enquadrando-se na política de promoção à investigação e à intervenção, prevista nos Estatutos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e com as funções que estão legalmente cometidas a tais núcleos.
Os principais objectivos do NEAP são:
• Desenvolver, na sequência de actividades anteriormente realizadas, as diligências necessárias para a implementação de um futuro Centro de Estudos do Património;
• Estabelecer protocolos com Instituições de acolhimento de Estagiários Optativos e servir de elo de ligação para a promoção de Estágios extra-curriculares em Portugal e noutros países europeus;
• Fomentar actividades de investigação/intervenção em domínios científicos e culturais específicos;
• Promover actividades de extensão cultural na ESE e no exterior;
• Promover contactos internacionais com instituições de ensino superior congéneres, para a concretização de mobilidade de docentes e discentes;
• Propiciar os meios mais adequados para uma actuação concertada com as saídas profissionais dos alunos;
• Promover parcerias com outras áreas da Escola;
• Propagar parcerias com estruturas semelhantes existentes em outras instituições do Ensino Superior portuguesas e estrangeiras;
• Divulgar o curso de Gestão de Património através da promoção e participação de/em encontros de índole científico-cultural;
• Sistematizar em registo audiovisual/publicações as actividades extra-curriculares realizadas pela Área.
Os resultados que se esperam:
• Criação do CEP;
• Concretização de processos de investigação pessoal e de grupo pelos docentes da Área adstrita ao NEAP;
• Promoção de continuidade de formação pós-graduada – Mestrados, Doutoramentos e Pós-Doutoramentos – pelos docentes acima mencionados;
• Publicações científico-culturais relacionadas com o campo de actividades do Núcleo;
• Construção de Webpage para divulgação da produção desenvolvida no âmbito das actividades do Núcleo;
• Organização de um Seminário no âmbito do Património e Educação;
• Organização de Jornadas no âmbito do Património, Gestão e Artes.
O NEAP integra:
• Docentes da Área de Património Artístico e Cultural: uma professora coordenadora; uma docente equiparada a assistente de 2º triénio; um docente equiparado a assistente do 1º triénio; docentes contratados a tempo parcial e à tarefa;
• Docentes de outras Áreas/Departamentos da ESE e de outras Instituições congéneres (colaborações pontuais em consentaneidade com os diferentes projectos em causa) e, muito em particular, a participação de Ex-Alunos e Alunos da Licenciatura de Gestão do Património.
(Maria de Fátima Lambert – Profª Coordenadora)
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