No âmbito das disciplinas de Políticas Culturais e Programação e Produção Cultural II, os alunos do 3º e 4º ano de Gestão do Património promovem, sob a orientação das docentes Mª João Moreira e Diana Cruz, as II Jornadas Património ARTErial.
Prevista no plano de actividades do NEAP, para o ano lectivo de 2007/2008, esta 2ª edição das Jornadas vem dar continuidade à implementação do “Registo de Adequação” da licenciatura de Gestão do Património, ao modelo Bolonha.
Durante este 2º semestre realizar-se-ão 6 sessões consignadas às temáticas:
(Clique em cada uma delas para mais detalhes)
Prevista no plano de actividades do NEAP, para o ano lectivo de 2007/2008, esta 2ª edição das Jornadas vem dar continuidade à implementação do “Registo de Adequação” da licenciatura de Gestão do Património, ao modelo Bolonha.
Durante este 2º semestre realizar-se-ão 6 sessões consignadas às temáticas:
(Clique em cada uma delas para mais detalhes)
No próximo ano lectivo de 2008/2009, dar-se-á continuidade às Jornadas, pretendendo consolidar uma prática de formação complementar para os Alunos de GP, aberta à comunidade da ESE e a todos aqueles que queiram debater, reflectir e gerar um maior, lúcido e actual debate sobre questões pertinentes acerca do Património, da Cultura & Artes.
Correspondendo aos princípios subjacentes do NEAP, destaquem-se 4 grandes objectivos que se pretendem cumprir através desta iniciativa:
• Implementar actividades de extensão cultural;
• Estabelecer um estudo sobre as práticas actuais da gestão de património;
• Desenvolver actividades de investigação/intervenção em domínios científicos e culturais específicos;
• Divulgar o curso de Gestão do Património e seus profissionais no panorama cultural português e europeu.
Os convites endereçados aos Palestrantes foram recebidos com entusiasmo e disponibilidade por parte destes, viabilizando-se, assim, a promoção destas Jornadas. Ora, tal receptividade consolida a ligação constante, ao longo dos 13 anos do curso, entre Alunos e Docentes da ESE, Investigadores de Instituições de Ensino Superior, de Instituições Culturais e demais Especialistas e Agentes Culturais. Pois este curso, sempre procurou a cumplicidade entre teoria & prática, entre formação teorizante, fundamentada e relacionada à profissionalidade dos gestores do Património – na vastidão dos territórios em que se podem mover.
Docentes e Alunos do Curso, com o incentivo e apoio dos órgãos de gestão da ESE, acreditam que esta e outras iniciativas serão, também, a antecipação da continuidade de formação científico/profissional de um 2º Ciclo – modelo Bolonha (Mestrado) que se aguarda seja autorizado pela tutela. Assim, se continuará a solidificar a presença qualificada dos Gestores do Património no panorama profissional e cultural actuais.
(Maria de Fátima Lambert – Profª Coordenadora)
Correspondendo aos princípios subjacentes do NEAP, destaquem-se 4 grandes objectivos que se pretendem cumprir através desta iniciativa:
• Implementar actividades de extensão cultural;
• Estabelecer um estudo sobre as práticas actuais da gestão de património;
• Desenvolver actividades de investigação/intervenção em domínios científicos e culturais específicos;
• Divulgar o curso de Gestão do Património e seus profissionais no panorama cultural português e europeu.
Os convites endereçados aos Palestrantes foram recebidos com entusiasmo e disponibilidade por parte destes, viabilizando-se, assim, a promoção destas Jornadas. Ora, tal receptividade consolida a ligação constante, ao longo dos 13 anos do curso, entre Alunos e Docentes da ESE, Investigadores de Instituições de Ensino Superior, de Instituições Culturais e demais Especialistas e Agentes Culturais. Pois este curso, sempre procurou a cumplicidade entre teoria & prática, entre formação teorizante, fundamentada e relacionada à profissionalidade dos gestores do Património – na vastidão dos territórios em que se podem mover.
Docentes e Alunos do Curso, com o incentivo e apoio dos órgãos de gestão da ESE, acreditam que esta e outras iniciativas serão, também, a antecipação da continuidade de formação científico/profissional de um 2º Ciclo – modelo Bolonha (Mestrado) que se aguarda seja autorizado pela tutela. Assim, se continuará a solidificar a presença qualificada dos Gestores do Património no panorama profissional e cultural actuais.
(Maria de Fátima Lambert – Profª Coordenadora)
Sem comentários:
Enviar um comentário